Plano curricular da Pós-Graduação
O plano curricular da Pós-Graduação em Formação Pedagógica em Ambientes e Tecnologias Digitais tem um total de 15 ECTS e inclui três microcredenciais obrigatórias: 1, 2 e 3 (correspondendo a 9 ECTS); e duas optativas selecionadas de entre as microcredenciais 4 a 8 (correspondendo a 6 ECTS).
Objetivos
- Potenciar a qualidade do ensino e da aprendizagem através da formação pedagógica dos docentes, orientada para estimular a inovação e a excelência do ensino nas instituições de formação;
- Contribuir para o desenvolvimento profissional dos docentes, através da qualificação e do desenvolvimento de competências pedagógicas dos docentes que conduzam a uma abordagem ao ensino e à aprendizagem cientificamente fundamentada e suportada nos mais recentes desenvolvimentos da investigação na área;
- Proporcionar o conhecimento e a exploração de experiências de Learning Technologies ao serviço do ensino e da formação (ambiente digital em sala de aula, e-learning e b-learning), bem como práticas de Inovação Digital;
- Contribuir para a construção de conteúdos pedagógicos em formato digital e para a sua avaliação e integração em contextos de ensino e aprendizagem;
- Promover a partilha de boas práticas que coloquem os ambientes e as tecnologias digitais ao serviço da aprendizagem, induzindo a criação de grupos de trabalho e/ou de comunidades de prática.
- Promover a conceção e desenvolvimento de projetos de inovação e de capacitação pedagógica de docentes, a nível nacional e internacional.